terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dá para seguir conselho de quem não serve como exemplo?

Ainda há pouco, um amigo no Facebook postou um cartaz onde aparece uma frase até boa, exemplar, mas a sua autoria foi atribuída a Mister Catra, que todos sabem - e ele mesmo não cansa de alardear seus defeitos (que para ele são "qualidades") - não é exemplo de humanidade para ninguém.

Tudo bem colocar frases que a gente gosta. Mas será que ditas por alguém que não serve como exemplo de caráter e inteligência, merecem ser seguidas. Será que Catra,um cara que não segue seus próprios conselhos, merece ser seguido? Claro que não. Frases lindas ditas por alguém como ele, soam hipócritas, pois está na cara que ele não as citou porque faz parte da filosofia dele. Foi para parecer "melhor" do que realmente é.

Muito fácil posar de cidadão responsável sem ser de fato. Ser, exige esforço e uma revisão de conceitos. E o pior: exige a recusa em muitos benefícios que consegue por uma vida alienada e irresponsável. No Brasil, é muito difícil abandonar convicções erradas quando se é beneficiado por elas. As pessoas só mudam de pensamento ou estilo de vida quando isso gera algum dano.

Catra além de deturpar a cultura nacional com a sua música de péssima qualidade, cheia de mensagens que estimulam uma vida grotesca e alienada, ainda é assumidamente machista e dizem, usuário de drogas e possivelmente amigo de seus vendedores - patrocinadores de sua "música", que na verdade não passa de barulho. Essas informações não estão confirmadas mas há indícios disto, até pelo ambiente onde vive e atua. Verdade ou não, Catra é com certeza alguém para ser ignorado.

Catra, apesar de ficar choramingando por espaço na mídia, o tem em abundância na Rede Globo, sua tutora invisível que lhe dá amplamente o microfone para o "admirável" funqueiro destilar as suas bobagens que só fariam sentido na Idade da Pedra. Se dermos razão a Catra, jogamos no lixo tudo que aprendemos desde então.

O bom senso e a lógica dizem que, para que um conselho possa fazer sentido, deve ser dito por alguém que tenha a capacidade de seguir o mesmo. Uma pessoa que gosta de dizer frases bonitas mas que em seu estilo de vida mostra total incoerência e em vários casos, contradição com o que diz , na verdade se torna um hipócrita, por defender na conversa algo que não consegue por em prática em seu cotidiano. Ou seja, suas belas frases perdem força.

Mas não precisamos de bons conselhos vindos de hipócritas. Não faltam bons exemplos que podem nos dar lições muito mais proveitosas que este "distinto" senhor. Antes de ouvirmos o que alguém diz, é preciso que conheçamos seu estilo de vida e suas ideias para vermos se o que ele diz não passa mesmo de uma autopromoção barata.

Na verdade, precisamos mesmo é de bons exemplos. Pessoas que não se limitem a falar bonito, mas a agir com responsabilidade, dando sentido às suas frases, evitando a hipocrisia e mostrando, através da atitude e do bom exemplo, como se deve realmente fazer para que vivamos em uma sociedade que deveria ser cada vez melhor e não está sendo, graças ao imerecido prestígio que certas pessoas possuem.

Definitivamente, dar ouvidos a um cara como Catra é jogar no lixo uma valiosa oportunidade de crescimento moral e intelectual. Quem dá razão a Catra só perde com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.