sexta-feira, 1 de julho de 2011

Comentário curto diz muito sobre a música atual

OBS: Esse excelente comentário foi retirado de uma nota no site Terra que fala de uma polêmica entre Rita Lee e os fãs de Restart e Luan Santana (sempre eles...) e foi assinado por um cara que atende pelo nome de Fred SP.

Duas coisas: primeiro, a música há muitíssimos anos deixou de ser forma de arte para ser o meio de sustento financeiro para muitos "artistas". Considero que a música como forma de arte de fato desapareceu em 1970. Deu lugar ao que o estudioso da comunicação Umberto Eco chama de "canção de consumo". Apesar de muitos desses "artistas" atualmente fingirem de espontâneos e anti-comerciais, eles pertencem a um meio claramente industrializado da música.

Segundo: esses fãs ponham a boca no saco. Quem gosta de algo claramente ridículo corre o risco de sofrer críticas e isso faz parte da vida deles. Ou eles aguentam a gozação e as críticas ou mudam o gosto para algo mais maduro e consistente.

Comentário publicado no site Terra Diversão

Fred SP - Comentários no portal Terra

Brincadeiras a parte da Rita Lee, a verdade é que há um tempo a música deixou de ser uma forma de arte, tirando alguns poucos que ainda estudam e fazem música apenas para se expressar.

É só mais um exemplo de como nossa sociedade foi tomada pelo desejo de lucrar com qualquer oportunidade, tudo por dinheiro! A qualidade da arte de uma civilização é apenas um reflexo da sua decadência...