terça-feira, 22 de maio de 2012

Música Brega foi feita para ser Comédia

Em tempos de decadência cultural, somada a ascenção das classes populares - chamadas de nova classe "C", através do consumismo, nota-se uma priorização da breguice e outras tendências que o bom senso considera ridículas.

Brega nunca foi feito para ser levado a sério, como está sendo, infelizmente, nos dias de hoje. A importância do brega para a cultura nacional é totalmente nula. Só serve para diversão mesmo. Como tirar lições de vida a algo criado por mentes tão ocas?

O problema é que a chamada "cultura" brega está sendo levada a sério por muitos, chegando a parecer que a cultura brasileira vai se "evoluir" com a aceitação de sua ruindade. Como se hoje ser ruim significa ser "melhor".

Mas o que muitos não sabem é que a música brega foi feita mesmo para ser comédia, para ser alvo de risada. Feliz é quem pensa desta forma. Reginaldo Rossi e Sidney Magal resolveram assumir como comediantes e se deram bem. Tanto que eu nem falo mal deles, pois eles entenderam a verdadeira função da breguice. Se Ivete Sangalo e Zezé Di Camargo, por exemplo, se assumissem como ridículos, sem a loucura de quererem ser "donos da MPB", talvez merecessem mais respeito.

A novela da 19 horas coloca o brega em seu lugar

O horário das 19 horas é reservado normalmente para as novelas mais cômicas. Isso não foge a regra atualmente, onde vemos Cheias de Charme, com uma trama que coloca a "cultura" brega na função de ridícula, de algo patético, feito para ser alvo de risada.

E é essa a função da breguice. O dia em que pararem de levar a sério e reconhecer que a cultura séria é totalmente diferente e algo que deve ser tratado separadamente, a cultura brasileira seguirá evoluindo tranquilamente, com os bregas limitados a seu universo cômico, se assumindo como palhaços sem máscaras.

domingo, 6 de maio de 2012

Viradão Cultural, mas pode chamar também de Gororoba Lúdica

Começou na semana passada, tanto em São Paulo, como no Rio de Janeiro, a série de eventos conhecida como Viradão Cultural (no Rio, o evento se chama de Viradão Carioca, felizmente menos pretensioso). Mas de cultural não tem nada, pois os eventos tem como objetivo a diversão pura, dando ênfase a formas ruins de "cultura".

Em tempos de decadência cultural, as autoridades acharam bom realizar estes eventos, já que a impossibilidade de sair alguma boa ideia que possa melhorar a vida dos brasileiros está garantida. Já imaginou que barulho esse vento daria se fosse na segunda metade dos anos 60, com cérebros em ebulição?

Mas hoje em dia, essa série de eventos é cultural apenas no nome, servindo de oportunidade para muita gente metida a artistas enganar a população com seu engodo e também se aproveitar da presença de alguns artistas de verdade - muitos artistas legítimos participam do evento, mas de maneira mais discreta - para criar uma associação.

Desde os anos 90, nossa cultura tem estado em franca decadência, que se torna alarmante nos dias de hoje. Infelizmente, muita gente cai nessa feito patinho, acreditando que estes farsantes mercenários que se auto-rotulam "artistas" são os porte-vozes da população brasileira.

Resta aqueles que não são enganados correrem atrás de outras opções que mostrem a verdadeira cultura, praticamente esquartejada pela mídia.